CONFRARIA GASTRONÓMICA DO BACALHAU - Apartado 85, 3834-909 ÍLHAVO - PORTUGAL

Início
Confraria Gastronómica do Bacalhau
Confraria Gastronómica do Bacalhau homenageada pela Câmara Municipal de Ílhavo

Após o hastear das bandeiras no edifício da CMI com a presença de diversas entidades e população, decorreu no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo a cerimonia de entrega de medalhas de canadian priligy usa "reconhecimento" a entidades e pessoas individuais. A delegação da Confraria foi composta pelos Confrades, Pedro Martins, Carlos Duarte, Rui Dias, Miguel Monteiro, Hélder Viana, José Pequeno e Henrique Salvadorinho Vieira.


2024-Medalha-4


2024-Medalha-1


2024-Medalha-3


A receber a medalha de mérito cultural esteve o nosso Vice Grão Mestre, Miguel Monteiro.

 

2024-Medalha-2


Também o nosso Confrade efetivo, João Madalena, e os Confrades de Honra, Fernando Martins, Bagão Félix e Pedro Machado receberam condecorações.
(Fotos: CMI, DA, CD e João Parracho) 1 de Abril 2024

 

 

Revista Gávea Brown University e nosso Confrade de Honra Álvaro Garrido

 

Revista Gávea Brown University dos EUA, publicou um texto apresentado numa conferência na Universidade de New Bedford pelo nosso Confrade de Honra Álvaro Garrido, entitulado: 

"The Portuguese and cialis sublingual online Cod Fishing in the Northwest Atlantic: A Legendary Heritage" / “Os Portugueses e a Pesca do Bacalhau no Noroeste Atlântico: Uma Herança Lendária”


Alvaro_Garrido


O texto apresentado, pode ser encontrado aqui neste link.

 

Confrades da Confraria Gastronómica elegem novos dirigentes


Com a presença de 31 Confrades reuniu em Assembleia Geral a Confraria Gastronómica do Bacalhau no Hotel de Ílhavo.



AG_20240327-1 


AG_20240327-2

 


Relatório e contas de 2023 foram aprovados por unanimidade com voto de order cheapest glucophage usa jessicajohnstonphotography.com louvor e aclamação.
Para o Grão Mestre Conselheiro, Ribau Esteves, mais uma vez se cumpriu a tradição de há 25 anos da boa gestão e a provar é a existência de cerca de 40% de saldo ao orçamento executado.


Apresentação do relatório e contas foi feita pelo Grão Mestre Hugo Coelho, que historiou o trabalho desenvolvido pela Direção ao longo dos últimos anos congratulando se com os êxitos das diversas iniciativas sempre como objetivo final que nos une, o Bacalhau!


AG_20240327-3

 

O Grão Mestre Ecónomo, António Pinho apresentou o relatório do Conselho Fiscal tendo afirmado: “ A ação da Direção da nossa Confraria foi meritória ao longo de 2023, continuando a trabalhar na defesa e valorização do “fiel amigo” junto da comunidade e mantendo ativa a Confraria no movimento Confraternal Gastronómico a nível nacional e internacional....”



Seguiram se intervenções de Confrades, após o qual se deu lugar á eleição dos novos corpos sociais com apresentação de uma lista intitulada “Bacalhau para todos”!

 

O resultado foi de 28 votos a favor e de 3 abstenções.

 


AG_20240327-5

 


O novo Grão Mestre, Nuno Cardoso, afirmou que irá continuar o trabalho dos três anteriores Grão Mestres, na defesa e divulgação do Bacalhau, pedindo o apoio de todos já que cada vez mais a Confraria é solicitada para estar em diversos eventos não só em Portugal mas também no estrangeiro.


Mais um reunião onde o espírito confrádico esteve presente, estamos de steampunknomads.com amoxil parabéns!


AG_20240327-4


Corpos Sociais para 2024/2026

Grão Mestre Conselheiro – José Agostinho Ribau Esteves
Mestres Conselheiros – Rui Dias e António Pinho
Grão Mestre – Nuno Cardoso
Vice Grão Mestre – Luís Miguel Monteiro
Mestre Capitular – Carlos Vieira
Mestre Cerimonial – Luís Pedro Leitão
Mestre Ecónomo – Agostinho Felizardo
Grão Mestre Ecónomo – Henrique Salvadorinho
Mestres Ecónomos – Sérgio Pericão e Alexandre Pinto


AG_20240327-6


Ilhavo, 27 de Março de 2024


 

XXV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau de Ílhavo


O nosso XXV Capítulo decorreu no passado dia 20 de Janeiro na Casa da Cultura de Ílhavo.


 Capitulo_XXV-1

 

Com a presença de 53 Confrarias Gastronómicas de todo o país e de 230 convidados, decorreu nas instalações do CCI o 25º aniversário. Esta foi a segunda vez que a Confraria fez a sua festa anual no CCI, tendo sido a primeira quando comemorou o 20º. Aniversário.


Capitulo_XXV-16


A festa teve inicio ás 9.00h. com a chegada das Confrarias e o já tradicional “pequeno- almoço“ de boas vindas onde se poderam saborear vários doces regionais, assim como as padas e os folares de Vale de Ílhavo.


Capitulo_XXV-4

 

No auditório a festa começou com o Confrade João Mário a interpretar a história dos “homens dos dóris” ao som da guitarra portuguesa, seguido se as “boas vindas” tendo usado da palavra o Presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo que lembrou  ser o ano de 2024 um marco histórico de order cheapest levitra 3 comemorações, os 25 anos da Confraria, 200 anos da Vista Alegre e  50 do 25 de Abril de 1974 agradecendo á Confraria Gastronómica do Bacalhau o trabalho de valorização do nosso património gastronómico e da história da Faina Maior, o Grão Mestre Conselheiro da Confraria, José Agostinho Ribau Esteves, fez um breve resumo da nossa história lembrando os três principais fundadores, Ti Luís, o Ti Manuel de Eirol (já falecidos) e o Prof. José Reigota, lembrando que a Confraria nasceu “num exercício de amizade, o Grão Mestre Hugo Coelho, após lembrar os Confrades falecidos, afirmou que na Confraria se partilha a amizade e o convívio sendo o exemplo máximo as reuniões mensais sempre com a presença da maioria dos Confrades.


Capitulo_XXV-5


Capitulo_XXV-10


Capitulo_XXV-9


Capitulo_XXV-11


Capitulo_XXV-7


O Presidente da Camara de Ílhavo ofereceu um prato comemorativo dos 25 anos e um pin que distribui a todos os Confrades de autoria da fábrica da Vista Alegre e o Grão-Mestre, ofereceu uma peça artistica á CMI.


Capitulo_XXV-8


 

Capitulo_XXV-2

 


 

Capitulo_XXV-3

 

Seguindo se o momento cultural com a presença em palco do Confrade Sérgio Pericão e do Confrade Grão-Mestre Honorário João Madalena que historiou a história da Confraria em especial da sua fundação. A Direção da Confraria chamou ao palco os Confrades “padrinhos” da Confraria de S. Gonçalo de buy nolvadex without prescription Aveiro e os três mais antigos Confrades, Ribau Esteves, Hélder Viana e Carlos Duarte aos quais foram entregues trabalhos de pintura do Confrade Hélder Viana.


Capitulo_XXV-6


A cerimónia da entronização teve o momento alto na prova do bacalhau seco, da broa, do vinho e do óleo fígado de bacalhau. Como Confrade efetivo foi entronizado Ricardo Filipe que teve como padrinho o Confrade João Madalena e como Confrades de Honra foram entronizados a Companhia Nacional Comércio de Bacalhau (padrinho Confrade Rui Dias), fábrica da Vista Alegre (padrinho Confrade João Alexandre).

Após a entrega de lembranças às Confrarias presentes e a foto de grupo, seguiu se o almoço cuja ementa esteve a cargo dos Chefes: Duarte Eira (Sal Poente), José Miguel Lima (Tábua da Ria) e Jorge Pinhão (Bela Ria), que estiveram ao vivo a cozinhar, tendo feito uma “viagem da cozinha tradicional às novas tendências e cozinha de autor”. O serviço de catering foi do Restaurante Sal Poente.


Capitulo_XXV-12


Capitulo_XXV-13


Capitulo_XXV-14


Capitulo_XXV-15

 

Ementa

 

Buffet de receção

Pataniscas de bacalhau, Bolinhos de bacalhau, Rojõezinhos, Rissóis, Chamuças, Croquetes, Padinhas de Vale de Ílhavo, Bolo de Vale de Ílhavo, e Bola de carne.

 

Almoço

Padinhas de Vale de Ílhavo, Pataniscas de bacalhau, Bolinhos de bacalhau, Chora de bacalhau, Tartelete de Bacalhau, Ceviche de bacalhau, Um tributo ao Bacalhau à Brás, Arroz de bacalhau e algas da Ria de Aveiro, Batata recheada com cremoso de bacalhau, Tiborna de bacalhau, Samos e Línguas suados, e Feijoada de línguas e samos.

 

Sobremesas

Trilogia Morgado do Bussaco com Morangos e Beijinho, e Bolo de Aniversário.

 

E a festa terminou com o cantar dos parabéns, o apagar das velas e a atuação dos Confrades “magos”, Luís Leitão e Miguel Monteiro!

 

 

XXV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau de Ílhavo - Preparação

 

PROGRAMA GERAL – CASA DA CULTURA DE ILHAVO

Receção e lanche de acolhimento - 9.00h
Entrada para o auditório - 9.45h
Sessão das Boas-vindas - 10.00H
Momento cultural
Cerimónia de Entronização
Foto de grupo dos nossos confrades
Entrega de lembranças
Foto de grupo com Confrarias presentes
Almoço de Confraternização - 13.00H
 
2023

Confrades efetivos que já não estão entre nós - Novembro 2023


Confrades_efectivos_falecidos


Rufino Filipe, Fernando Maria P. Duarte, Jaime Rodrigues, João Martins (Violas), José Cachim. Luis Ribeiro, Manuel Eirol, António Silva, Francisco Correia Marques, Élio Oliveira, Adriano Nordeste, António Póvoa da Cruz



Confraria Gastronómica do Bacalhau esteve de visita á Islândia


Uma representação da Confraria Gastronómica do Bacalhau, deslocou-se á Islândia composta por doze Confrades integrados no projeto da Direção da Confraria denominado “O Mar que nos Une”.

Com a Confraria também viajaram, a Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo, Mariana Ramos e o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha.


Islandia_00


Islandia_01

Do vasto programa destacam se, a visita a navios de pesca de bacalhau, Porto Marítimo, Museu do Peixe, Câmara Municipal de Grindavík e de Olfus, onde a comitiva foi recebida pelos Mayor´s e Diretora do Museu, centro histórico de Reykjavik, e degustação gastronómica autóctone.


Islandia_02


Islandia_03


Islandia_04


Islandia_05


Islandia_06


Islandia_07


Islandia_08


Islandia_09


Islandia_10


Islandia_11


Islandia_12


Islandia_13


Numa celebração das ligações culturais e históricas estabelecidas ao longo dos séculos através do comércio do bacalhau, a Confraria Gastronómica do Bacalhau lança o ambicioso projeto intitulado "O Mar que nos Une" que tem como objetivo principal explorar as raízes da tradição do bacalhau, aprofundando a compreensão das práticas de pesca, costumes e laços económicos que unem as nações ao longo do Atlântico Norte.


O projeto "O Mar que nos Une" levará os membros da Confraria a uma jornada inesquecível pelos três principais países que moldaram a história do comércio de bacalhau: Islândia (2023), Noruega e Canadá (2024). Cada uma dessas nações tem desempenhado um papel crucial na sustentabilidade desta indústria vital, que ao longo do tempo tornou-se uma parte integral das culturas locais.


Ao explorar as origens e os atuais centros de pesca do bacalhau, este projeto promete deixar uma marca duradoura nos corações e mentes dos membros da Confraria e daqueles que têm o privilégio de testemunhar a sua jornada. "O Mar que nos Une" é uma homenagem ao passado, ao presente e ao futuro do comércio do bacalhau, celebrando o papel deste peixe icónico na formação de relações humanas, tradições e culturas que perduram até aos dias de hoje.


Esta missão não teria sido possível sem o apoio fundamental da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, que aceitaram o nosso convite e participaram ativamente na deslocação à Islândia. A sua colaboração enriqueceu a experiência de todos os envolvidos e fortaleceu os laços entre a comunidade ilhavense e a comunidade.

Assembleia Geral Ordinária 2023

Confraria Gastronómica do Bacalhau reuniu em Assembleia Geral Ordinária


CGB2023


Com a presença da maioria dos Confrades efetivos e presidida pelo Grão-Mestre Conselheiro José Ribau Esteves, decorreu no passado dia 31 a A.G. Ordinária da Confraria Gastronómica do Bacalhau com aprovação, por unanimidade, do orçamento e relatório da Direção e do relatório de atividades para 2023, apresentado pelo Grão-Mestre Hugo Coelho.


AG_1


AG_2


O Confrade João Madalena foi eleito, por unanimidade e aplauso, Grão-Mestre Honorário pelo desempenho de Grão-Mestre durante 12 anos e o restaurante da praia da Barra, Tábua da Ria, classificou se em 1º. lugar na votação dos restaurantes visitados, pela Confraria durante o ano de 2022, votados por todos os Confrades que estiveram nas doze reuniões mensais.


AG_3



Álvaro Garrido nos EUA (Providence)

“A Pesca do Bacalhau pelos Portugueses”, foi tema de conferencia por Álvaro Garrido nos EUA (Providence), no passado dia 27 de Abril de 2023.


A convite do Professor Onésimo Almeida, da Universidade de Brown e Presidente do Board of Trustees do Whaling Museum em New Bedford (Providence), o n/ Confrade de Honra e atualmente Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Professor Álvaro Garrido esteve presente como orador convidado, numa conferencia em que o tema foi a pesca do bacalhau, onde estiveram cerca de duas centenas de pessoas, entre professores universitários, pescadores, emigrantes Açoreanos e publico em geral.


Conference-1


Este trabalho tem sido apresentado em vários fóruns internacionais e um dos últimos foi na faculdade de Farmácia na U.C. onde além de Álvaro Garrido esteve presente o Capitão Vitorino Ramalheira e uma representação da Confraria.


CGB2023-1



XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau


XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau realizou-se, no passado dia 21 de Janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo e na Vista Alegre

Com a presença de 33 Confrarias num total de 155 Confrades de todo o país,( Arouca, Avanca, Aveiro, Castelo da Maia, Salvaterra de Magos,  Penacova, Covilhã,  Pateira de Fermentelos,  Almas Santas da Areosa, Penafiel, Ílhavo, Vila Franca da Beira, Águeda, Oliveira do Bairro, Lafões, Válega, Braga, Vagos, Póvoa do Varzim, Madeira, Almeirim, Fornos de Algodres, Lamego, Caramulo, Marinha Grande, Oliveira de Frades, Anadia, Marco de Canavezes, Barcelos, Mira, Gerês, Monção, Soza, Portimão e Luxemburgo), convidados e Confrades de Honra da Confraria Gastronómica do Bacalhau, decorreu no passado dia 21 a comemoração dos 24 anos da Confraria.

A receção foi feita no Museu Marítimo de Ílhavo onde foi servido o “pequeno-almoço” composto por padas e folares de Vale de Ílhavo acompanhados por derivados de Bacalhau.

A sessão de boas-vindas decorreu no auditório do MMI, tendo o Confrade, Mestre Cerimonial, Paulo Martins, agradecido a presença de todos e divulgado o programa do aniversário.


XXIV-Capitulo_1

XXIV-Capitulo_2

XXIV-Capitulo_3

XXIV-Capitulo_4

XXIV-Capitulo_5

XXIV-Capitulo_6

XXIV-Capitulo_7

Em seguida usaram da palavra, o Presidente do Município, João Campolargo que após agradecer a presença de todos, historiou, em breve resumo, como surgiu a pesca do bacalhau pelos portugueses e a importância que tem tido ao longo de 24 anos, a Confraria Gastronómica do Bacalhau, não só na divulgação da história relacionada com o Fiel Amigo, mas também na gastronomia e da região. Hugo Coelho, Grão-Mestre da Confraria começou por lembrar a memória do Confrade Prof. Jaime, falecido em 2022 agradecendo a presença das Confrarias e dos convidados a entronizar como Confrades de Honra.


Capitulo_XXIV-8

Capitulo_XXIV-9

Capitulo_XXIV-10

Capitulo_XXIV-11


Na sala Faina Maior/ Cap. Francisco Marques a bordo da replica do “Iate bacalhoeiro” Novos Mares, decorreu a entronização dos Confrades de Honra que após o tradicional cerimonial, provar vinho, a broa, o bacalhau cru e o óleo fígado de bacalhau, receberam das mãos dos padrinhos os escapulários, o mesmo aconteceu ao novo Confrade Efetivo, Carlos Vieira.


Capitulo_XXIV-11a

Capitulo_XXIV-11b

Capitulo_XXIV-11c

Capitulo_XXIV-12

Capitulo_XXIV-13

Capitulo_XXIV-14

Capitulo_XXIV-15

Capitulo_XXIV-16

Capitulo_XXIV-17

Capitulo_XXIV-18

Capitulo_XXIV-19

Capitulo_XXIV-20

Capitulo_XXIV-21

Capitulo_XXIV-22

Capitulo_XXIV-23


Os novos Confrades de Honra são: Maria do Céu Antunes, atual Ministra da Agricultura e Alimentação, tendo já pertencido á Comissão Executiva da Entidade Regional do Turismo Centro, Presidente da Associação dos Parques de Ciência e Tecnologia e Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional; José Pedro Gomes e Aldo Lima, Atores, Chef José Miguel Lima, atualmente a trabalhar no Tábua da Ria; as Juntas de Freguesia das Gafanhas da Nazaré, Encarnação e do Carmo, representadas pelos Presidentes, Carlos Rocha, Augusto Silva e Luís Diamantino.


Capitulo_XXIV-24

Capitulo_XXIV-25

Capitulo_XXIV-26

Capitulo_XXIV-27

Capitulo_XXIV-28

Capitulo_XXIV-29

Capitulo_XXIV-30

Capitulo_XXIV-31

Capitulo_XXIV-36

Capitulo_XXIV-32

Capitulo_XXIV-33

Capitulo_XXIV-34

Capitulo_XXIV-35

Na Capela da Vista Alegre realizou-se um momento musical com o Confrade Eduardo Conde e a declamação do poema Mar de Eugénio de Andrade, Mário Oliveira, colaborador da Vista Alegre apresentou um resumo da história da fábrica. Após a foto da “família confrádica” decorreu o almoço no Montebelo Vista Alegre Hotel Ílhavo onde se trocaram lembranças e cantou se os parabéns a você!



XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau - Preparação


Programa

Museu Marítimo de Ilhavo

– 09.00h.  Receção no foyer

– 10.00h.  A Pesca do Bacalhau (Vídeo) e Sessão de boas-vindas no Auditório

– 11.00h.  Cerimónia de Entronização na sala Faina Maior/Cap. Francisco Marques

Vista Alegre

– 12.00h.  Histórias e Contos da Vista Alegre e Tributo ao Bacalhau (Capela da V.A.)

– 12.30h.  Foto de grupo no largo da V.A.

– 13.00h.  Almoço no Montebelo Vista Alegre Ilhavo Hotel

– 15.30h.  Entrega de lembranças

Inscrições abertas até ás 20.00h. do dia 19 Janeiro 2023 através do link: https://forms.gle/t6syy2k92ggcA9C76


Capitulo_XXIV-1


Capitulo_XXIV-2


Capitulo_XXIV-3




Capitulo_XXIV-5

 

 

 

 

2024 Confraria Gastronomica do bacalhau. Todos os direitos são reservados