CONFRARIA GASTRONÓMICA DO BACALHAU - Apartado 85, 3834-909 ÍLHAVO - PORTUGAL

Início > Início > RECORDANDO
Recordando

Angel Maria Elizondo Retolaza               

 

ANGEL_ELIZONDO_IANGEL_ELIZONDOANGEL_ELIZONDO_II

Nasceu em Eibar (Gipuzkoa) em 1930. Trabalhou desde muito novo ajudando o seu avô nos armazéns de vinho, tendo depois estudado na Escola de Armeria.

Homem de muito carácter e valor, qualidades que o levaram à presidência de várias Associações, tais como a Sociedade Estrella de Eibar (14 anos), 7 anos no Hogar del Jubilado e desde a sua fundação até ao passado dia 27, Grão Mestre da Confraria do Bacalhau de Eibar.

A ele se deve também a organização das célebres maratonas de bacalhau que levaram Eibar a entrar no Guinness.

Foi entronizado como Confrade de Honra da nossa Confraria em 2001.

 

Faleceu em 27 de Fevereiro de 2009

   


Confrade_Francisco_Marques

Cap. Francisco Marques 

 

Nasceu em Ilhavo em 1930, oriundo de uma família de homens do mar, começa a sua "faina", em 1948 como piloto do S.Gonçalinho só parando em 1987 ano em que se aposenta.


Dedica-se de alma e coração ao Museu Maritimo de Ilhavo, onde é Director. Filmes, livros,palestras, viagens, construção de doris e de uma replica de um barco da pesca do bacalhau, Director de Treino do Creoula em 1998 quando o navio viaja até St. Jon's, são actividades que desenvolve com paixão.


Tem o seu nome numa sala do Museu Maritimo. Foi Confrade de Honra da n/ Confraria em 2002 ,tendo sido entronizado Confrade efectivo em  2004     
  

Faleceu em   02 de Novembro de 2006.

 

 

 

 CAP_A._NORDESTE                         

Cap.Adriano Nordeste

Nasceu em Ílhavo no ano de 1923. De ajudante de mercearia com 10 anos e empregado na fábrica da Vista Alegre, consegue terminar o curso de pilotagem em 1948, seguindo-se o curso de Capitão da Marinha Mercante.

Embarca em 1948 no arrastão Stª Joana e até 1980 faz a sua vida no mar sempre ao serviço da Empresa de Pescas de Aveiro.

É depois que em Ílhavo, se dedica à sua nova paixão, o Illiabum Clube, e até pouco tempo de falecer, é o verdadeiro timoneiro do clube Ilhavense,sendo atribuído o seu nome ao Pavilhão Municipal.

Foi Presidente da Assembleia Municipal da Câmara de Ílhavo, nos mandatos de 1998 e 2005, recebeu as medalhas do Concelho em Vermeill.(1992) e de Ouro (2003), é admitido na n/ Confraria como Confrade Efectivo, no ano de 2000.

 

Faleceu em 16 de Agosto de 2006.

 

 

Henriques_Mendes_-_Recordando

Henrique Mendes

Henrique Mendes foi o primeiro apresentador do Festival da Canção. Passou grande parte da sua vida a trabalhar para a RTP, mas actualmente fazia parte dos quadros da televisão SIC.

O apresentador de televisão, nascido a 2 de Janeiro de 1931 no bairro da Ajuda, em Lisboa. Começou a sua carreira como locutor de rádio na Rádio Renascença em 1950, tendo-se estreado na RTP oito anos depois, pela mão de Artur Agostinho.
Henrique Mendes é considerado por muitos, um dos maiores comunicadores da televisão portuguesa.

Foi entronizado como Confrade de Honra da nossa Confraria em 2003.

  

Faleceu em 08 de Julho de 2004

 

 

 

 
2017 Confraria Gastronomica do bacalhau. Todos os direitos são reservados