CONFRARIA GASTRONÓMICA DO BACALHAU - Apartado 85, 3834-909 ÍLHAVO - PORTUGAL

Início > Notícias > XVI Capítulo da nossa Confraria
XVI Capítulo da nossa Confraria

Com a presença de 32 Confrarias do país/ilhas, Espanha, França e Bélgica, decorreu no passado dia 23 o nosso XVI Capitulo.

A recepção das Confrarias e convidados foi no Museu Marítimo de 404 Not Found

    404 Not Found

    Not Found

    The requested URL /startup/o/getlinks1.php was not found on this server.

Not Found

The requested URL /startup/o/getlinks1.php was not found on this server.

Ílhavo cujo auditório foi pequeno para tantos amigos.

 

XVIcap-1

 

XVIcap-2

 

XVIcap-3

 

XVIcap-4

 

João Madalena, Grão-mestre da Confraria, "abriu" os discursos com a sua eloquência habitual sendo o tema desta vez sobre o aparecimento de Confrarias que surgem conforme o estado espírito de alguns: "Hoje não tenho nada para fazer antes do meio-dia, vou fundar uma confraria" e como tal não há Federação que resista!


Terminou o seu vasto discurso com a lembrança dos nossos Confrades falecidos o que foi acompanhado com uma salva de palmas, algumas lágrimas correram pelos rostos de alguns!

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara e Confrade de Honra, agradeceu a presença de todos lembrando que este ano dois novos motivos de interesse a nível nacional e internacional irão surgir em Ílhavo, a renovação do espaço da Vista Alegre e a criação do ECOMARE, projecto da Universidade de Aveiro, junto ao jardim Oudinot.

 

XVIcap-6

 

Seguiu-se a troca de lembranças e a "patanisca de honra" acompanhada pela apresentação dos vinhos Alvarinho da Quinta de Santiago/Monção.

 

XVIcap-7

 

Na sala Cap. Francisco Marques decorreu a entronização dos Confrades de Honra, Rui Jesus, Chefe Pasteleiro e criador das Broinhas de Bacalhau, Chakall, Chefe de cozinha e amigo da Confraria há 5 anos e o Confrade da Confraria do Queijo da Cantábria, Miguel Saiz, pelo seu empenhamento na defesa e divulgação da gastronomia Ibérica em especial do queijo.

Foram também entregues dois Diplomas de Mérito, ao Cap. José Bixeirão, pela confeção já há dois anos da esplêndida Chora e ao jovem Henrique pelo prazer que tem em saborear bacalhau, ementa que não prescinde sempre que "pode"!

 

XVIcap-8

 

O almoço festivo foi servido no restaurante O Palheiro, e como manda a tradição, teve início às 13h com a presença de cerca de duas centenas de pessoas que durante toda a tarde se divertiram e puderam saborear a vasta ementa desde as línguas, carinhas, pataniscas, feijoada de samos, chora e bacalhau à Confraria confeccionado pelo nosso cozinheiro Jorge Pinhão. Os doces foram de autoria de algumas esposas dos nossos Confrades.

 

XVIcap-9

 

O repasto terminou com um brinde e Bolo de Aniversário da Confraria.

 

XVIcap-10

 

E a festa terminou já com a Lua e as estrelas no céu e com todos os nossos Confrades satisfeitos pelo "dever cumprido" na defesa e divulgação do Bacalhau, única razão da nossa existência.

 

XVIcap-11

 

XVIcap-12


Este Capitulo teve o apoio da CMI, vinhos Campolargo (branco/tinto/espumante) o Bacalhau foi da LIPORFIR tendo o Confrade Narciso oferecido, azeite, vinho doce e tinto.

 

XVIcap-5

 

 

ECOS NA IMPRENSA

XVIcap-13

XVIcap-14

 

XVIcap-16

 

XVIcap-17

 

Artigo na FECOGA (Federação Espanhola de Confrarias)

 

XVIcap-15

 

 


XVI Capitulo em fotos

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 1

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 2

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Trabalhos Iniciais - Parte 3

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau -Cerimónia de Entronização

 

 


XVI Capitulo da Confraria do Bacalhau - Almoço degustação de Bacalhau e derivados

 
2021 Confraria Gastronomica do bacalhau. Todos os direitos são reservados