CONFRARIA GASTRONÓMICA DO BACALHAU - Apartado 85, 3834-909 ÍLHAVO - PORTUGAL

Início > Notícias > Assembleia Geral Ordinária 2023
Assembleia Geral Ordinária 2023

Confraria Gastronómica do Bacalhau reuniu em Assembleia Geral Ordinária


CGB2023


Com a presença da maioria dos Confrades efetivos e presidida pelo Grão-Mestre Conselheiro José Ribau Esteves, decorreu no passado dia 31 a A.G. Ordinária da Confraria Gastronómica do Bacalhau com aprovação, por unanimidade, do orçamento e relatório da Direção e do relatório de atividades para 2023, apresentado pelo Grão-Mestre Hugo Coelho.


AG_1


AG_2


O Confrade João Madalena foi eleito, por unanimidade e buy sale flagyl canada aplauso, Grão-Mestre Honorário pelo desempenho de Grão-Mestre durante 12 anos e o restaurante da praia da Barra, Tábua da Ria, classificou se em 1º. lugar na votação dos restaurantes visitados, pela Confraria durante o ano de 2022, votados por todos os Confrades que estiveram nas doze reuniões mensais.


AG_3



Álvaro Garrido nos EUA (Providence)

“A Pesca do Bacalhau pelos Portugueses”, foi tema de conferencia por Álvaro Garrido nos EUA (Providence), no passado dia 27 de Abril de 2023.


A convite do Professor Onésimo Almeida, da Universidade de Brown e Presidente do Board of sale xenical online discount Trustees do Whaling Museum em New Bedford (Providence), o n/ Confrade de zithromax getherd.today Honra e atualmente Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Professor Álvaro Garrido esteve presente como orador convidado, numa conferencia em que o tema foi a pesca do bacalhau, onde estiveram cerca de duas centenas de pessoas, entre professores universitários, pescadores, emigrantes Açoreanos e publico em geral.


Conference-1


Este trabalho tem sido apresentado em vários fóruns internacionais e um dos últimos foi na faculdade de Farmácia na U.C. onde além de Álvaro Garrido esteve presente o Capitão Vitorino Ramalheira e uma representação da Confraria.


CGB2023-1



XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau


XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau realizou-se, no passado dia 21 de Janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo e na Vista Alegre

Com a presença de 33 Confrarias num total de 155 Confrades de cheap canada glucophage online sueduff.com todo o país,( Arouca, Avanca, Aveiro, Castelo da Maia, Salvaterra de Magos,  Penacova, Covilhã,  Pateira de Fermentelos,  Almas Santas da Areosa, Penafiel, Ílhavo, Vila Franca da Beira, Águeda, Oliveira do Bairro, Lafões, Válega, Braga, Vagos, Póvoa do Varzim, Madeira, Almeirim, Fornos de Algodres, Lamego, Caramulo, Marinha Grande, Oliveira de Frades, Anadia, Marco de Canavezes, Barcelos, Mira, Gerês, Monção, Soza, Portimão e Luxemburgo), convidados e Confrades de Honra da Confraria Gastronómica do Bacalhau, decorreu no passado dia 21 a comemoração dos 24 anos da Confraria.

A receção foi feita no Museu Marítimo de Ílhavo onde foi servido o “pequeno-almoço” composto por padas e folares de Vale de zovirax without prescription Ílhavo acompanhados por derivados de Bacalhau.

A sessão de boas-vindas decorreu no auditório do MMI, tendo o Confrade, Mestre Cerimonial, Paulo Martins, agradecido a presença de todos e divulgado o programa do aniversário.


XXIV-Capitulo_1

XXIV-Capitulo_2

XXIV-Capitulo_3

XXIV-Capitulo_4

XXIV-Capitulo_5

XXIV-Capitulo_6

XXIV-Capitulo_7

 

Em seguida usaram da palavra, o Presidente do Município, João Campolargo que após agradecer a presença de todos, historiou, em breve resumo, como surgiu a pesca do bacalhau pelos portugueses e a importância que tem tido ao longo de 24 anos, a Confraria Gastronómica do Bacalhau, não só na divulgação da história relacionada com o Fiel Amigo, mas também na gastronomia e da região. Hugo Coelho, Grão-Mestre da Confraria começou por lembrar a memória do Confrade Prof. Jaime, falecido em 2022 agradecendo a presença das Confrarias e dos convidados a entronizar como Confrades de Honra.


Capitulo_XXIV-8

Capitulo_XXIV-9

Capitulo_XXIV-10

Capitulo_XXIV-11


Na sala Faina Maior/ Cap. Francisco Marques a bordo da replica do “Iate bacalhoeiro” Novos Mares, decorreu a entronização dos Confrades de Honra que após o tradicional cerimonial, provar vinho, a broa, o bacalhau cru e o óleo fígado de bacalhau, receberam das mãos dos padrinhos os escapulários, o mesmo aconteceu ao novo Confrade Efetivo, Carlos Vieira.


Capitulo_XXIV-11a

Capitulo_XXIV-11b

Capitulo_XXIV-11c

Capitulo_XXIV-12

Capitulo_XXIV-13

Capitulo_XXIV-14

Capitulo_XXIV-15

Capitulo_XXIV-16

Capitulo_XXIV-17

Capitulo_XXIV-18

Capitulo_XXIV-19

Capitulo_XXIV-20

Capitulo_XXIV-21

Capitulo_XXIV-22

Capitulo_XXIV-23


Os novos Confrades de Honra são: Maria do Céu Antunes, atual Ministra da Agricultura e Alimentação, tendo já pertencido á Comissão Executiva da Entidade Regional do Turismo Centro, Presidente da Associação dos Parques de Ciência e Tecnologia e Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional; José Pedro Gomes e Aldo Lima, Atores, Chef José Miguel Lima, atualmente a trabalhar no Tábua da Ria; as Juntas de Freguesia das Gafanhas da Nazaré, Encarnação e do Carmo, representadas pelos Presidentes, Carlos Rocha, Augusto Silva e Luís Diamantino.


Capitulo_XXIV-24

Capitulo_XXIV-25

Capitulo_XXIV-26

Capitulo_XXIV-27

Capitulo_XXIV-28

Capitulo_XXIV-29

Capitulo_XXIV-30

Capitulo_XXIV-31

Capitulo_XXIV-36

Capitulo_XXIV-32

Capitulo_XXIV-33

Capitulo_XXIV-34

Capitulo_XXIV-35

 

Na Capela da Vista Alegre realizou-se um momento musical com o Confrade Eduardo Conde e a declamação do poema Mar de look at this web-site Eugénio de Andrade, Mário Oliveira, colaborador da Vista Alegre apresentou um resumo da história da fábrica. Após a foto da “família confrádica” decorreu o almoço no Montebelo Vista Alegre Hotel Ílhavo onde se trocaram lembranças e cantou se os parabéns a você!



XXIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau - Preparação


Programa

Museu Marítimo de Ilhavo

– 09.00h.  Receção no foyer

– 10.00h.  A Pesca do Bacalhau (Vídeo) e Sessão de boas-vindas no Auditório

– 11.00h.  Cerimónia de Entronização na sala Faina Maior/Cap. Francisco Marques

Vista Alegre

– 12.00h.  Histórias e Contos da Vista Alegre e Tributo ao Bacalhau (Capela da V.A.)

– 12.30h.  Foto de grupo no largo da V.A.

– 13.00h.  Almoço no Montebelo Vista Alegre Ilhavo Hotel

– 15.30h.  Entrega de lembranças

Inscrições abertas até ás 20.00h. do dia 19 Janeiro 2023 através do link: https://forms.gle/t6syy2k92ggcA9C76


Capitulo_XXIV-1


Capitulo_XXIV-2


Capitulo_XXIV-3




Capitulo_XXIV-5

 
2023 Confraria Gastronomica do bacalhau. Todos os direitos são reservados